Novo Testamento
Romanos
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentis? Também dos gentis, certamente,
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;