Novo Testamento
Gálatas 2
Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentis.
Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentis, e não como judeu, por que obrigas os gentis a viverem como judeus?
E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentis; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.